O Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano (CATJU) para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (PSSA) é uma resposta do Município do Porto enquadrada na Estratégia Local de Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. Com este projeto o Município do Porto pretende alargar as respostas existentes e colocar em primeiro plano a defesa da dignidade das PSSA que vivem em exclusão, promovendo a coesão social na cidade.


A Médicos do Mundo assegura a prestação de cuidados de saúde gratuitos às PSSA integradas no CATJU através da realização de consultas médicas, apoio medicamentoso, atividades de educação para a saúde, realização de testes rápidos de rastreio para as infeções por Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), Vírus da Hepatite B (VHB), Vírus da Hepatite C (VHC) e Sífilis, assim como de referenciações e encaminhamentos para as estruturas do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Público-Alvo

Pessoas em Situação de Sem-Abrigo

Objetivo principal

Promover a equidade no acesso a cuidados de saúde às Pessoas em Situação de Sem-Abrigo integradas no Centro de Alojamento Temporário Joaquim Urbano.