Ao fim de um ano de intervenção, a Médicos do Mundo terminou o Projecto Esperança – Castanheira de Pera, ajudando mais de 700 pessoas locais, não só as afectadas pela catástrofe, mas também as que viviam de forma mais vulnerável.  

 

Criado após os incêndios do Pinhal Interior, o Projecto Esperança – Castanheira de Pera teve como objectivo a aproximação da população local a cuidados de saúde e à rede social de suporte, através da prestação de cuidados gratuitos de saúde, apoio psicossocial e encaminhamento para estruturas do Sistema Nacional de Saúde. 

 

A partir do dia 7 de Setembro, a Médicos do Mundo deixou de apoiar na área da Saúde, mantendo-se o Programa de Voluntariado Missão Esperança.

 

A intervenção ao longo do projecto esperança foi realizada em parceria com as estruturas locais, estando a continuidade da prestação dos cuidados de saúde assegurados pelo Centro de Saúde. As actividades extra, como a Sopa Comunitária e as Terapias de Grupo, desenvolvidas no âmbito do projecto e reconhecidas pelo Município pela sua importância para o desenvolvimento local, são agora da responsabilidade da Câmara de Castanheira de Pera, bem como a gestão dos bens doados aquando dos incêndios. 

 

Durante o Projecto Esperança – Castanheira de Pera, a Médicos do Mundo apoiou mais de 700 pessoas, o que representa mais de um quarto da população local. 

 

Neste projecto, a Médicos do Mundo prestou 573 consultas de enfermagem, 120 apoios medicamentosos,  978 visitas domiciliárias, 107 referenciações aos cuidados de saúde e 421 acções de educação para a saúde.