RSS Facebook Twitter YouTube BlogSpot
SIGA-NOS
Rede MdM Internacional
Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites: 127 rastreios realizados
6-12-2017

Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites: 127 rastreios realizados

Para diminuir o número de infecções por VIH, Hepatites B, C e Sífilis, e aumentar o número de pessoas com conhecimento sobre o seu estatuto serológico, as equipas dos projectos Saúde a Girar e Porto Escondido estiveram em Lisboa e no Porto, entre 17 e 24 de Novembro, para rastrear e informar as populações locais.

No âmbito da Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites, a Médicos do Mundo esteve em Lisboa e no Porto para realizar  testes rápidos e gratuitos, sensibilizando as populações para a importância da prevenção e do rastreio precoce.

Em Lisboa, a equipa do projecto Saúde a Girar esteve na Porta Amiga de Chelas (AMI), no Espaço Aberto ao Diálogo da Comunidade Vida e Paz e no Centro Social e Paroquial São Jorge de Arroios, para além dos locais habituais de paragem da Unidade Móvel. Ao todo foram rastreadas 21 pessoas e realizados 20 testes de VIH, 20 testes de Hepatite C e 17 testes de Hepatite C. Para além dos rastreios, a equipa distribuiu material preventivo e informativo sobre as infecções.

No Porto, a equipa do projecto Porto Escondido realizou rastreios e acções de educação e sensibilização nos locais de paragem da Unidade Móvel e nas instalações da Médicos do Mundo. No dia 23 de Novembro estiveram também na Estação de São Bento. No total, foram realizados 28 rastreios de VIH e de Hepatite C e 27 rastreios da Sífilis.

A adesão das pessoas contactadas resultaram num balanço muito positivo da iniciativa, segundo as equipas da MdM.

A detecção precoce de infecções como o VIH, Hepatites ou Sífilis permite o tratamento atempado e a redução do risco de complicações. Faça o teste.

Lutamos contra todas as doenças, até mesmo a injustiça.