RSS Facebook Twitter YouTube BlogSpot
SIGA-NOS
RECEBA A NOSSA
REVISTA FACE
insira o seu endereço electrónico

Rede MdM Internacional
Plano de Contingência: Aquecemos os dias de 400 pessoas em situação de sem abrigo
9-2-2018

Plano de Contingência: Aquecemos os dias de 400 pessoas em situação de sem abrigo

Durante quatro dias, o Pavilhão Municipal Dr. Manuel CastelBranco recebeu perto de 400 pessoas em situação de sem abrigo. Foram disponibilizadas 1000 refeições quentes, 1700 peças de roupa, 140 banhos e muitas palavras de conforto. A Médicos do Mundo esteve presente e prestou os cuidados básicos de saúde.



Durante a vaga de frio que se fez sentir nos últimos dias, a Câmara Municipal de Lisboa activou o Plano de Contingência para proteger as pessoas em situação de sem abrigo das temperaturas mais baixas. Várias instituições parceiras do NPISA (Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo) disponibilizaram as suas equipas de rua e, em articulação, apoiaram a população vulnerável da cidade. No Pavilhão Municipal Dr. Manuel CastelBranco, na Graça, foram cedidos vários serviços: alimentação, vestuário, higiene, encaminhamento para respostas de alojamento e cuidados básicos de saúde.

A Médicos do Mundo prestou cuidados em articulação com a Cruz Vermelha, garantindo os cuidados gratuitos de saúde a 31 pessoas, 10 apoios medicamentosos e 3 encaminhamentos para o serviço de urgência hospitalar. Para além do Pavilhão, a equipa da Médicos do Mundo, composta por uma enfermeira e um médico, circulou pela cidade, em resposta a sinalizações exteriores. Paralelamente, outro técnico da MdM apoiou as equipas da Câmara Municipal de Lisboa na abordagem das pessoas nos pontos de recolha dispersos na cidade e apoiou o transporte ao Pavilhão da Graça e Centros de Acolhimento Temporário. 

Durante estes quatro dias, várias equipas de rua abordaram as PSSA´s nos locais de permanência, encaminhando para pontos de concentração específicos (Rossio, Intendente, Saldanha, Santa Apolónia, Gare do Oriente, Alcântara e Centro Comercial Colombo) para fazer o encaminhamento para o Pavilhão, garantindo as respostas às necessidades mais imediatas. No final do dia, as pessoas foram encaminhadas para centros de acolhimento temporários: CATMA, CAT, Vitae de Xabregas, Vitae de Alcântara, Albergue Nocturno da Graça e Pavilhão da Estrela. 

O Plano de Contingência encontra-se agora em fase azul, podendo ser reactivado caso se verifique uma descida acentuada das temperaturas. As equipas de rua vão continuar a fazer a monitorização e acompanhamento das pessoas em situação de sem abrigo, distribuindo agasalhos e bebidas quentes.