RSS Facebook Twitter YouTube BlogSpot
SIGA-NOS
Rede MdM Internacional
Médicos do Mundo participa em reunião promovida pelo Presidente da República
13-11-2017

Médicos do Mundo participa em reunião promovida pelo Presidente da República

A nova Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENPISSA) 2017-2023 foi o tema do encontro promovido pelo Presidente da República, a 2 de Novembro, no qual a Médicos do Mundo esteve presente. O próximo passo é a aprovação do Plano de Acção que tem como pilares a saúde e a habitação.

Marcelo Rebelo de Sousa convidou organizações da sociedade civil para esta reunião de trabalho, durante a qual foi feito um balanço sobre a ENPISSA, aprovada em Conselho de Ministros em Junho de 2017.  

Neste encontro, debateu-se o trabalho que está a ser realizado pela Secretária de Estado da Segurança Social e pelos membros deste grupo de reflexão, nomeadamente o vereador do Porto e o coordenador do departamento da acção social de Lisboa (também coordenador do NPISA de Lisboa), a Santa Casa da Misericórdia e a Segurança Social,grande impulsionadora da ENPISSA 2017-2023.

Para além destas entidades, estiveram presentes a Médicos do Mundo, a CASA - Centro de Apoio ao Sem-Abrigo, a Crescer e a Comunidade Vida e Paz.

Entre Dezembro de 2015 e Junho de 2017, Portugal esteve sem qualquer estratégia que permitisse dar resposta às necessidades desta população vulnerável. O próximo passo será a implementação de um Plano de Acção que permita ajudar as pessoas em situação de sem abrigo, tendo como grandes pilares o acesso à saúde, através da aproximação ao Sistema Nacional de Saúde, e o acesso à habitação.

A Médicos do Mundo é responsável pela prestação de cuidados de saúde às Pessoas em Situação de Sem Abrigo na cidade de Lisboa.