RSS Facebook Twitter YouTube BlogSpot
SIGA-NOS
RECEBA A NOSSA
REVISTA FACE
insira o seu endereço electrónico

Rede MdM Internacional
Médicos do Mundo fala sobre dignidade e saúde mental dos migrantes e pessoas sem abrigo
17-3-2017

Médicos do Mundo fala sobre dignidade e saúde mental dos migrantes e pessoas sem abrigo

Entre os dias 16, 17 e 18 de Março, a Médicos do Mundo participa na Conferência Europeia sobre Saúde Mental e Exclusão Social.

Promovida pela SMES Europa (Santé Mental et Exclusion Sociale), esta iniciativa tem como objectivo a discussão sobre os desafios que a problemática das pessoas sem-abrigo coloca nos contextos nacional e internacional.

Assente no tema “Dignidade e Bem-Estar. Juntos Podemos.”, este evento convida várias organizações para expor a sua experiência e partilhar a realidade do seu trabalho, junto da população migrante e/ou sem-abrigo em Portugal e no estrangeiro.

No dia de ontem, 16 de Março, os participantes da Conferência tiveram oportunidade de visitar  algumas entidades que trabalham em diferentes áreas: Serviços Sociais, Serviços de Saúde Mental, Alojamento e Casa e Participação e Cidadania. Nesta iniciativa, os participantes visitaram a Unidade Móvel, da Médicos do Mundo, em Lisboa, e conheceram um pouco da realidade da equipa no terreno.

No dia 17, a Médicos do Mundo estará presente para falar sobre gestão de casos de utentes sem-abrigo com esquizofrenia e para expor o poster do projecto Mensanus – Saúde Mental e Reabilitação. Este foi um projecto que teve como intuito a inclusão social das pessoas com problemas mentais e a protecção dos seus direitos.

No último dia da conferência, Raquel Rebelo, Directora de Projectos Centro Norte da Médicos do Mundo, irá participar como oradora, na mesa redonda “Migrantes: entre as Boas Vindas e a Rejeição”, para reforçar a importância da interculturalidade, da cooperação e da tolerância perante a diferença.

Na XIV Conferência Europeia, pretende-se dar resposta a duas questões:

- Porque razão algumas pessoas sem-abrigo parecem preferir a rua às respostas que as instituições oferecem?

- Como é o que seu serviço, em colaboração com outros sectores e serviços, pode contribuir para a promoção da dignidade e bem-estar e para a integração e participação destas pessoas?

Conheça aqui o programa da conferência.

Para mais informações, consulte o website oficial da conferência: http://www.smes-europa.org/