RSS Facebook Twitter YouTube BlogSpot
SIGA-NOS
Rede MdM Internacional
Líbia: Uma viagem pelas civilizações que o Saara guarda
14-6-2017

Líbia: Uma viagem pelas civilizações que o Saara guarda


Embarcar numa viagem pela cultura, tradições e história da Líbia tornou-se possível sem mesmo sair de Lisboa. E foram muitos os que não quiseram perder esta viagem e aceitaram o convite da Médicos do Mundo (MdM) para a inauguração da exposição “Líbia” e apresentação do livro sobre este país, do fotógrafo Alexandre Costa e com textos do jornalista Serafim Lobato, que decorreu a 14 de Maio, no
Café Dias, em Lisboa.  

 

(Da esquerda para a direita) Alexandre Costa e Serafim Lobato  com o Dr. Fernando Vasco, Vice-presidente da Médicos do Mundo

O Café Dias encheu-se de cor, vida e de rostos de um país fascinante e recheado de história. As cerca de 40 pessoas que estiveram presentes na inauguração não ficaram indiferentes à visão artística e humana de Alexandre Costa, fotógrafo e voluntário que colabora com a Associação há já vários anos.  

A exposição e o livro “Líbia: As Civilizações que o Saara Guarda” resultam de uma viagem realizada em 2008, pelo fotógrafo português, àquele país do Norte de África. Sobre esse périplo, Alexandre Costa conta que “o desenvolvimento era notório na construção civil e nas infra-estruturas. Todavia, estávamos perante um ditador, segundo os nossos conceitos de liberdade e de democracia”, lamentando que hoje a Líbia esteja “dividida, retalhada e parcialmente destruída”, com o seu legado histórico roubado, tal como acontece na Síria. 

A inauguração da exposição, que esteve patente até 11 de Junho, contou com a apresentação do livro sobre a Líbia, por Serafim Lobato, co-autor, responsável pelas narrativas, e que acompanhou o fotógrafo nesta viagem. Também em tom crítico, Serafim Lobato realçou o “retrocesso civilizacional” que se vive actualmente naquele país magrebino: “transformou-se num inferno de destruição, de morte e de lutas fratricidas”, em resultado do que diz ser “uma política que coloca o dinheiro acima do interesse da humanidade”.

Organizada em parceria com a Médicos do Mundo, e apadrinhada pelo Café Dias, a iniciativa, englobou também uma vertente solidária. O valor da aquisição dos livros doados pelo autor à Associação reverteu a favor dos projectos da MdM.

A Médicos do Mundo agradece a todos os que aceitaram o convite, marcaram presença na inauguração ou passaram no Café Dias ao longo do período em que a exposição esteve patente. Um agradecimento também à designer Maria Inês que desenvolveu o design/criação das peças promocionais do evento.

Bem Hajam ao Pedro Dias (Café Dias), Alexandre Costa e Serafim Lobato, pelo vosso indispensável apoio.

Por fim, convidamos à leitura na íntegra dos testemunhos de Alexandre Costa e Serafim Lobato