RSS Facebook Twitter YouTube BlogSpot
SIGA-NOS
Rede MdM Internacional
Janeiras emocionam idosos isolados
26-1-2018

Janeiras emocionam idosos isolados

Eram três da tarde. Às quatro, e tal como combinado, o grupo das voluntárias sénior vai cantar as Janeiras a casa da D. Maria e para isso, é preciso que estejam ensaiadas. A D. Josefina coordena o grupo do canto e todas afinadas escolhem as músicas que vão ensaiando. É altura de cantar as Janeiras e de invadir com sorrisos a casa dos idosos que vivem isolados e que são apoiados pelo projecto Viver Saudável, da Médicos do Mundo.



O canto faz parte das oficinas disponibilizadas pelo projecto VIVA, da Médicos do Mundo  que pretende tirar os idosos de casa, combatendo o isolamento e exclusão social dos moradores da Picheleira, nas Olaias, em Lisboa. 

Cantar as Janeiras em casa de pessoas numa situação de dependência e menor mobilidade, levou este grupo de voluntárias a deslocar-se, no Bairro da Picheleira, em Lisboa, à residência de vários moradores. Maria Fernanda Gonçalves, de 86 anos, foi uma das surpreendidas que não escondeu a emoção.  

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar físico, psíquico e social, são os grandes objetivos destas iniciativas. Para os voluntários é acrescido o sentimento de realização e satisfação em surpreender e acarinhar pessoas em situação de dependência e solidão, para os utentes a felicidade em receber a visita e apoio de “amigos do bairro”.