RSS Facebook Twitter YouTube BlogSpot
SIGA-NOS
RECEBA A NOSSA
REVISTA FACE
insira o seu endereço electrónico

Rede MdM Internacional
Médicos do Mundo celebra Dia Mundial da Saúde com crianças e idosos
9-4-2018

Médicos do Mundo celebra Dia Mundial da Saúde com crianças e idosos

No âmbito do Dia Mundial da Saúde, a Médicos do Mundo organizou um conjunto de actividades para promover a importância da saúde e dos comportamentos preventivos para a vida dos nossos beneficiários.

No Porto, o projecto Terceira (C)Idade desenvolveu várias actividades ao longo desta semana, para celebrar a efeméride e fazer chegar, não só aos nossos beneficiários, mas também à comunidade em geral a importância de adotarmos estilos de vida saudáveis.

No dia 4 de Abril (quarta-feira) realizou-se, no Auditório da Fundação para o Desenvolvimento da Zona Histórica do Porto, a sessão mensal do Espaço TCI, que foi dinamizada pelas estagiárias de Terapia Ocupacional Ana Margarida Ramos e Bruna Soares e a estagiária de Educação Social Vanessa Rolo

A primeira parte correspondeu a um quebra-gelo onde se questionaram os utentes sobre o “significado da saúde para cada um de nós”. Os mesmos redigiram o solicitado num coração branco em papel; no fim, partilharam a informação com o grupo e colaram os mesmos numa cartolina vermelha (em forma de coração), de forma a juntar todos os corações e torna-lo num só. 

A segunda parte correspondeu a uma “caça ao tesouro”, no qual os utentes foram desafiados a procurar desafios escritos em papel, que estavam dispersos pela sala, a responder aos mesmos (questões sobre a Saúde) e, por cada resposta correta, ganhariam uma peça de um puzzle. O grupo pode expor dúvidas ao longo desta dinâmica, partilharam experiencias e saberes, assimilaram novos conteúdos e a novas aprendizagens e puderam em grupo completar/ montar o puzzle.

Na última parte da sessão, pretendeu-se informar, sensibilizar e consciencializar os seniores para algumas questões da saúde, nomeadamente, os cuidados a ter com a alimentação, os benefícios da prática de atividade física e a prevenção de doenças cardiovasculares, através da leitura em conjunto de um flyer. Para além da leitura, individualmente e em grupo, pudemos discutir os temas abordados.

No âmbito da Semana da Saúde 2018 da Farmácia Moreno, no dia 5 de Abril, no período da manhã, estivemos presentes na Farmácia Moreno onde decorreram rastreios de saúde (nomeadamente com registo da glicemia, tensão arterial e colesterol). Estiveram presentes apenas 2 utentes do Projecto TCI, uma vez que os outros não demonstraram interesse.

Também promovida pela Farmácia Moreno, a Palestra “Os medicamentos são todos iguais? Aprenda a Poupar” juntou entidades parceiros e os seus beneficiários, que puderam debater a temática dos medicamentos genéricos e aprender mais sobre o uso racional dos medicamentos.



Por sua vez, o Projecto Esperança - Castanheira de Pera organizou um rastreio de integração sensorial no Centro Paroquial com um grupo de crianças (0-3 anos) que contou com um circuito psico-motor e uma actividade de exploração sensorial.

Para celebrar esta data, o projecto organizou ainda uma Palestra "Prevenção de Quedas" e Sessão de Movimento com as beneficiárias do Centro Paroquial e do Projecto Recomeçar. No fim desta iniciativa foi elaborado um mural sobre o significado da palavra saúde.