RSS Facebook Twitter YouTube BlogSpot
SIGA-NOS
RECEBA A NOSSA
REVISTA FACE
insira o seu endereço electrónico

Rede MdM Internacional
Acções de Sensibilização Promovem Bem-estar e Segurança no Projecto TCI
10-7-2018

Acções de Sensibilização Promovem Bem-estar e Segurança no Projecto TCI

O Projecto Terceira (C)Idade da Médicos do Mundo marcou presença em duas acções de sensibilização e consciencialização intituladas “Onda de calor” e “Incêndio Urbano”, promovidas pelo Departamento Municipal de Desenvolvimento Social da Divisão Municipal de Intervenção Interinstitucional da Câmara do Porto e a Proteção Civil. O objectivo destas iniciativas foi despertar a atenção da população sénior sobre estas duas temáticas e desenvolver algumas estratégias preventivas.



 

Na sessão “Onda de calor”, que aconteceu no passado dia 29 de Junho, estiveram presentes 5 beneficiários. Nesta iniciativa foi reforçada a importância do uso de roupas claras e confortáveis, bem como o uso do chapéu e óculos de sol; aplicação do protetor solar no rosto e corpo com fator elevado (50+) e com proteção das radiações UVA e UVB, de forma a prevenir possíveis eritemas solares; a não exposição solar nas horas de maior calor (11:00-16:00); a hidratação (ingestão frequente de água), entre outros.
 

No dia 6 de Julho, durante a sessão “Incêndio urbano”, 6 beneficiários esclareceram algumas dúvidas e desconstruíram algumas ideias preconcebidas aplicadas no domicílio de cada um. Abordaram-se as causas mais comuns dos incêndios urbanos e foram apresentadas algumas medidas de autoproteção.


Ambas as temáticas estimularam a atenção dos participantes e fortaleceram a ideia de que “todos nós” somos a “proteção civil”, ou seja, todos temos o dever de nos proteger, de proteger os outros e até mesmo os animais. Foi frisado que o 112 é o número directo que deve ser utilizado para sinalizar alguma situação ou em caso de emergência e foram fornecidos a todos os participantes os contactos da Proteção Civil do Porto, de forma a facilitar a comunicação entre os idosos/seniores e os agentes.