RSS Facebook Twitter YouTube BlogSpot
SIGA-NOS
RECEBA A NOSSA
REVISTA FACE
insira o seu endereço electrónico

Rede MdM Internacional
 “Loureiro em Festa” celebra a diferença
7-6-2017

“Loureiro em Festa” celebra a diferença

O Bairro da Quinta do Loureiro, em Lisboa, vestiu as cores da diferença e, no dia 2 de Junho, uniu várias organizações não-governamentais à comunidade local, num clima de tolerância e interajuda.

De forma a promover o diálogo e uma relação de maior proximidade, as várias organizações do bairro saíram à rua, juntaram-se ao “Loureiro em Festa” e deram-se a conhecer à comunidade local, disponibilizando os seus serviços.

Para a Médicos do Mundo, que esteve presente no evento, é de destacar a importância da realização destes convívios que, ao colocarem em contacto directo a comunidade e todas as organizações, permitem a partilha de experiências e a criação de sinergias voltadas para a melhoria das respostas à sociedade. 

A par das actividades e do convívio, a Médicos do Mundo realizou rastreios gratuitos de saúde. Foram disponibilizados testes gratuitos e anónimos de VIH, Hepatites e Sífilis e ainda, rastreios básicos de saúde como a avaliação de tensão arterial e de glicemia capilar. A prevenção na área da saúde é de suma importância pelo que, o ambiente informal propiciou a promoção da adopção de estilos de vida saudáveis.

Diversão, cooperação e respeito pela diferença marcaram a iniciativa, com participação de vários moradores que puderam estar juntos e assistir a diversos espectáculos por talentos do bairro. Entre música, dança e tai-chi, a tarde foi preenchida pela animação de todos os que marcaram presença.  

Ao contrário do que acontece em vários cenários, a Médicos do Mundo acredita que não são as armas que nos protegem ou defendem os valores em que acreditamos. Só com tolerância e respeito é possível criar as pontes necessárias para se crescer, seja como organização, seja como pessoas.