RSS Facebook Twitter YouTube BlogSpot
SIGA-NOS
RECEBA A NOSSA
REVISTA FACE
insira o seu endereço electrónico

Rede MdM Internacional

CorridaSolidária




III Corrida Solidária | 2011/2012



Imagem III CorridaSolidária


Tema: "Parceria Global para o Desenvolvimento, Envelhecimento Activo e Solidariedade entre Gerações"





Vídeo promocional da III CorridaSolidária


Objectivos


A III CorridaSolidária teve como objectivo fomentar a Parceria Global para o Desenvolvimento, contribuindo para a solidariedade entre os mais jovens e entre gerações, e promovendo o envelhecimento activo da população idosa.

Este projecto tem por base a organização de corridas, marchas e/ou caminhadas com os participantes, permitindo:  

- Despertar a consciência das crianças, jovens e comunidade educativa para o seu papel na solidariedade entre gerações, contribuindo para um envelhecimento activo da população idosa;

- Reflectir sobre a problemática social dos países em desenvolvimento; 

- Incentivar as crianças e a comunidade educativa a contribuir para o desenvolvimento sustentável, através de acções que permitam lutar contra todas as indiferenças e injustiças; 

- Angariar fundos para apoiar os jovens de S. Tomé e Príncipe e a população idosa de Portugal (ver "Beneficiários da III CorridaSolidária"). 



Beneficiários


A III CorridaSolidária teve como beneficiários os jovens de S. Tomé e Príncipe e a população idosa de Portugal.

Em S. Tomé e Príncipe, 25% do valor angariado pelo projecto foi aplicado em acções de Saúde Sexual e Reprodutiva a cerca de 10.000 jovens entre os 11 e os 24 anos, com o objectivo de reduzir a gravidez na adolescência, aumentando a informação, o acesso e o uso voluntário de meios de planeamento familiar. Pretendeu-se ainda aumentar o número de centros de saúde com técnicos capazes de fornecer métodos anticoncepcionais e informação/apoio à população, e o número de jovens mulheres com conhecimento dos seus direitos sexuais e de escolas que iniciam actividades de educação sexual.

Em Portugal, 75% do fundo angariado com o apoio da CorridaSolidária destinou-se à continuação da promoção do Envelhecimento Activo, capacitando os idosos para uma maior integração, autonomia e independência. Desta forma procurou-se favorecer os processos de tomada de decisão, apelando ao auto-cuidado e à responsabilização pessoal, familiar, social e comunitária. O objectivo era continuar a proporcionar apoio domiciliário, psicossocial, medicamentoso e também acesso a cuidados de saúde, rastreios, fisioterapia e actividades, tais como: passeios, cinema, oficinas de trabalho, estimulação das funções cognitivas e prática de actividade física adequada. 



Clique nas imagens ou ligações para aceder às publicações editadas no âmbito da III CorridaSolidária:



Capa Manual Pedagógico da III CorridaSolidaria
Manual Pedagógico



Capa Álbum de Memorias III CorridaSolidária
Álbum de Memórias | Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4



Campanha publicitária da III CorridaSolidária "Somos Todos Especiais de Corrida":



Anúncio de Imprensa III CorridaSolidaria
Anúncio de Imprensa



Spot TV


Aceda aqui também ao Spot de Rádio.