RSS Facebook Twitter YouTube BlogSpot
SIGA-NOS
RECEBA A NOSSA
REVISTA FACE
insira o seu endereço electrónico

Rede MdM Internacional

FAQ's


Quem somos?


Qual é a nossa Missão?


Quais são os nossos Objectivos?


O que fazemos?


Quais as áreas de intervenção da MdM?

Quais as linhas de actuação da MdM?

 

Como se tornar doador da MdM?


Como se tornar voluntário da MdM?


Onde estamos?

logo mdm



Quem somos?

A Associação Médicos do Mundo (MdM) é uma organização não-governamental de ajuda humanitária e cooperação para o desenvolvimento, sem filiação partidária ou religiosa. Fazemos parte de uma rede internacional, constituída por 15 delegações, nomeadamente na Alemanha, na Argentina, na Bélgica, no Canadá, na Espanha, nos Estados Unidos, na França, na Grécia, na Holanda, na Itália, no Japão, em Portugal, no Reino Unido, na Suécia e na Suíça.

Como organização não-governamental de ajuda humanitária e cooperação para o desenvolvimento, a prestação de cuidados globais de saúde é o pilar da nossa acção. Não combatemos apenas a doença; lutamos por fazer chegar aos mais desprotegidos um conceito alargado de saúde, que inclui o bem-estar físico, psíquico e social, tal como foi definido pela Organização Mundial de Saúde na conferência que decorreu em 1979 em Alma Ata.

Voltar ao ínicio

Qual é a nossa Missão?

Sob o lema “Lutamos contra todas as doenças, até mesmo a injustiça…”, a nossa Associação tem por missão prestar cuidados de saúde às populações mais vulneráveis, quer em situações de emergência quer no combate à exclusão social, fora e dentro do país. A Associação estimula, igualmente, o empenho voluntário de médicos e de outros profissionais de saúde. Por último, a MdM também empenha-se em garantir o apoio de outros profissionais qualificados, necessários para um bom desempenho das nossas missões.

Voltar ao ínicio

Quais são os nossos Objectivos?

A Associação Médicos do Mundo tem quatro objectivos principais, nomeadamente:

- a mobilização de parceiros para uma acção solidária dentro e fora da área da saúde;
- a denúncia das violações de direitos humanos através de actividades e testemunhos e, em particular, denúncia das barreiras no acesso aos cuidados de saúde;
- o desenvolvimento de novas abordagens e novas práticas de saúde pública, baseadas no respeito pela dignidade humana;
- o compromisso no estabelecimento de relações totalmente transparentes com doadores e patrocinadores.

Voltar ao ínicio

O que fazemos?

O nosso trabalho assenta no direito fundamental de todos os seres humanos terem acesso a cuidados de saúde, independentemente da sua nacionalidade, religião ou ideologia.
O facto de esse direito fundamental não ser garantido a um muito significativo número de pessoas, quer em Portugal quer no estrangeiro, justifica a acção da nossa Associação.
Esta concepção alarga o campo de acção da nossa organização à denúncia das injustiças sociais junto da opinião pública, para que o aumento da consciência social de cada um, seja a garantia da recusa das injustiças cometidas todos os dias um pouco por todo o mundo. 
Neste contexto desenvolvemos projectos nacionais em Lisboa, Porto e Évora. No que toca a projectos internacionais, estamos em Timor-Leste, Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.



Quais as áreas de intervenção da MdM?

A nossa Associação intervém, ao nível nacional e internacional, na prevenção, educação, informação e apoio ao tratamento nas seguintes áreas: VIH/Sida, Água, Saneamento e Higiene, Cuidados Primários de Saúde, Saúde Sexual e Reprodutiva, Saúde Materno-Infantil e Apoio Psico-Social.

Voltar ao ínicio

Quais as linhas de actuação da MdM?


Desenvolvimento

Projectos de médio e longo prazo, com o objectivo de semear as bases de um desenvolvimento em saúde mais amplo e sustentado:

Projectos Nacionais e Internacionais
Acções destinadas às pessoas excluídas da nossa sociedade, que vivem à margem dos recursos sociais a que têm direito. 

Informação, Educação e Comunicação

Iniciativas que visam informar a opinião pública das mais esquecidas questões, que passam a ser objecto de divulgação e educação. 

Emergência


Ajuda de carácter urgente em regiões afectadas pela fome, guerra, epidemias ou catástrofes naturais.

Voltar ao ínicio

Como se tornar doador da MdM?

As doações são fundamentais para que o trabalho da nossa Associação possa ser contínuo. Para mais informações sobre como se tornar doador da MdM, por favor visite a nossa área de Doadores.

Voltar ao ínicio

Como se tornar voluntário da MdM?

Sem o contributo importante dos voluntários que colaboram com a Associação Médicos do Mundo, o nosso trabalho seria, certamente, bem mais difícil. Para saber como se pode tornar voluntário na MdM, por favor visite a nossa área de Voluntariado.

Voltar ao ínicio

Onde estamos?

A sede da nossa Associação funciona em Lisboa, contando a capital também com uma representação no Bairro da Picheleira (Olaias). Além disso, existem outras duas representações: uma no Porto e outra em Évora. O trabalho que desenvolvemos depende do apoio dos 200 voluntários activos, 280 sócios e dos nossos 13 mil doadores activos da Médicos do Mundo. 

CONTAMOS CONSIGO! “LUTAMOS CONTRA TODAS AS DOENÇAS, ATE MESMO A INJUSTIÇA…”

Voltar ao ínicio

Se tiver outras dúvidas que não estejam contempladas nas FAQ's, temos ao seu dispor a Linha de Apoio ao Doador (808 203 281), nº geral da Sede (+351 213 619 520 /23), nº de telemóvel (+351 968 702 489) e mdmp-lisboa@medicosdomundo.pt e da Comunicação, Marketing e Captação de Fundos (+351 21 361 95 25/6), nº de telemóvel (+351 964 44 47 41) e comunicacao@medicosdomundo.pt.




Bookmark and Share