RSS Facebook Twitter YouTube BlogSpot
SIGA-NOS
Rede MdM Internacional

RESPONSABILIDADE SOCIAL


 "Alguns pensam que as empresas são parte do problema, mas eu acredito que trabalhando conjuntamente com governos, ONG, sindicatos e as Nações Unidas, as empresas podem e devem ser parte da solução. Podem melhorar as condições de trabalho, proteger o ambiente e, sobretudo, podem melhorar as perspectivas daqueles que, agora mesmo, estão fora do mercado."


Kofi Annan, Ex-Secretário Geral das Nações Unidas. 
Apresentação do "Pacto Mundial sobre Responsabilidade Social" 9/4/2002
 

Fonte: http://www.workcenterrh.com.br/imagens/slides/responsabilidade_social3.jpg



Definição



A responsabilidade social das empresas é a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas suas operações e na sua interacção com todas as partes interessadas. Assim, as empresas contribuem para a satisfação das necessidades dos seus clientes, gerindo simultaneamente as expectativas dos trabalhadores, dos fornecedores e da comunidade local. Trata-se de contribuir, de forma positiva, para a sociedade e de gerir os impactos ambientais da empresa, o que poderá proporcionar vantagens directas para o negócio e assegurar a competitividade a longo prazo.

Fonte: IAPMEI.21/03/2005

 

Razões para ser um Empresário(a) Responsável

Enquanto empresário activo, de que modo assegura a vantagem competitiva e a continuidade a longo prazo da sua empresa? Satisfazendo as necessidades dos seus actuais clientes e conquistando novos clientes, desenvolvendo novos produtos e serviços e, sobretudo, gerando lucros. 

A responsabilidade social das empresas pode ajudá-lo a atingir todos estes objectivos! Integre a responsabilidade social, enquanto investimento estratégico, no núcleo da sua política empresarial, nos seus instrumentos de gestão e nas suas operações. 

Considere a responsabilidade social um investimento, através da qual pode adoptar uma abordagem inclusiva do ponto de vista financeiro, comercial e social, conducente a uma estratégia a longo prazo, que minimize os riscos decorrentes de incógnitas.

Bookmark and Share